quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Carta do Dia: Dez de Paus



Bom dia!

Hoje recebemos na Roda o DEZ DE PAUS trazendo a sabedoria para lidar com o nosso sentimento de sobrecarga ou mais comumente denominado: Stress.

No decorrer de nossa vida vamos acumulando frustrações, raivas e todo tipo de repressão. 
Tudo vai ficando ali guardado em nossos arquivos internos e quando damos conta nos encontramos totalmente esgotados, sem vitalidade, sentindo o peso do mundo em nossos ombros.

Esse sentimento de opressão, de estarmos sentido-nos sobrecarregados é consequência da falta de faxina interna. A gente cuida do corpo, toma banho, faz exercícios físicos, se alimenta bem. 

Do lado de fora, uma beleza. Por dentro, uma bagunça típica daqueles acumuladores, sabe como é? 

Sem dar vazão a tudo isso que não olhamos, sem trabalharmos internamente e liberamos nossos excessos o resultado irá trazer, mais cedo ou mais tarde, essa sensação de sobrecarga. A tensão gerada por carregar tudo dentro da gente pode gerar consequências graves.

Infelizmente ainda existe muita gente que acha que terapia, psicanálise ou qualquer coisa que tenha a ver com o tema é besteira. Já ouvi que isso é coisa para gente que está com problemas mentais. “Gente maluca” é o que dizem. 
E olha que eu já escutei isso dezenas de vezes.
Eu sempre respondo a isso da mesma forma: você cuida do seu corpo mas tem alguém que mora dentro dele que também precisa ser cuidado. O resultado da falta de atenção e cuidado que esse alguém não recebe acaba mais cedo ou mais tarde se manifestando de uma forma que alguns podem chamar de “loucura”. E isso acaba sobrando para o corpo segurar.

Imagine que simbolicamente esses "arquivos internos" estivessem guardados dentro de uma mochila que carregamos nas costas. Todos os dias de você vai enchendo essa mochila com  sentimentos reprimidos, ansiedade, angústia, coisas em si que não consegue aceitar e ela vai ficando cada vez mais pesada. 
Você começa a andar mais devagar, começam as dores nas costas, no pescoço. 
Você vai para a academia, ao massagista. Sente que melhora um pouco, mas continua enchendo a mochila. Volta e meia voltam as dores, mas elas aparecem em outros lugares. 
Você precisa de energia para viver, mas sente-se cada vez mais sem vitalidade. 
Cansado e desanimado começa a ficar triste. Sua paciência e tolerância não são mais os mesmos. E a mochila cada vez mais pesada. 
Não preciso continuar porque você já viu onde isso vai parar não é mesmo?

Por ser uma carta que traz em si uma energia de ação, o Dez de Paus em sua sabedoria diz que precisamos trabalhar essas questões internas de modo a ir aliviando o peso, trazendo mais leveza para nossa vida, relacionamentos e principalmente, para nossa saúde integral. Ele avisa que “ainda” temos energia para isso e ela deve ser direcionada para esse lugar de auto cuidado.

Quão pesada está a sua mochila? O que você anda acumulando dentro dela?

Vamos refletir sobre isso hoje?

Um ótimo dia para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário